10 Benefícios de um sistema de gestão na sua clínica

É crescente o número de estabelecimentos de saúde no Brasil, dados da FEHOESP indicam que só as clínicas particulares cresceram 8,1% e os consultórios médicos tiveram aumento de 4,1%, em 2018. A boa performance deste setor no cenário da saúde também está atrelada à inclusão de ferramentas tecnológicas, mais especificamente em sistemas de gestão, e a investimentos em capacitação, que auxiliam na boa performance do negócio. Em contrapartida, dados do IBGE apontam que 60% das clínicas fecham nos seus primeiros cinco anos. Para evitar que você faça parte desta estatística, investir em um sistema de gestão é essencial para otimizar os processos e reduzir custos, além de manter um relacionamento próximo com o seu paciente, tornando o atendimento mais eficaz.

 Ter os processos da clínica médica sob controle e manter descomplicada a rotina de todos os setores e funcionários é um desafio diário. Neste texto, vamos abordar 10 benefícios de usar um sistema de gestão na sua clínica. Afinal, uma clínica médica não se baseia apenas nos atendimentos que realiza todos os dias. Além da realização de um bom atendimento em uma clínica médica e a fidelização de pacientes também faz parte das demandas do gestor buscar constantemente sistemas que otimizem este atendimento, dando mais conforto e mobilidade para os pacientes.

O ideal é identificar os pontos fortes e fracos para ajustar o que é necessário na rotina administrativa. Com um sistema para gestão na sua clínica, fica muito mais fácil melhorar a qualidade do atendimento, implementar um direcionamento estratégico e tomar atitudes e decisões que realmente levam ao sucesso. Confira 10 benefícios de ter todos os processos da sua clínica em um software de gestão:

1  – Melhore o atendimento

Com os avanços tanto da tecnologia quanto do mercado, investir em um atendimento mais humanizado se tornou essencial. Além disso, há outros fatores a serem observados para melhorar o atendimento em uma clínica médica, como: criar um relacionamento melhor com os pacientes, tanto durante a consulta, como depois dela; conhecer mais sobre os pacientes através de feedbacks, conversas e até cadastros completos de cada um; fazer ações para fidelizar os pacientes.

2 – Mantenha um histórico completo dos pacientes

Isso não se trata somente do prontuário do paciente, mas de informações que favoreçam a sua fidelização. Quanto mais dados forem coletados e armazenados, maiores serão as chances de descobrir as necessidades dos seus pacientes.

3-Ganhe tempo na agenda médica

E se o paciente faltar e não avisar, ou esquecer da consulta a culpa é de quem? Agora, como resolver essas falhas na agenda? Com um sistema de gestão adequado é possível que você envie sms ou mensagens confirmando os horários das consultas. Isso reduz muito a falta dos pacientes as consultas.

4-Integre as partes fiscais e financeiras

Com um sistema completo você reúne a agenda do paciente, o prontuário, o convênio, total a pagar e receber, emissão de notas fiscais, gera boletos, enfim, tudo o que você precisa para realizar a administração completa da sua clínica. Além de disponibilizar relatórios financeiros personalizáveis que auxiliam na tomada de decisões.

5-Centralize dados

Mais do que coletar informações, é preciso ter um histórico da sua clínica, centralizar tudo em um único local. Isso porque quando for necessário saber sobre o pagamento dos pacientes de anos atrás, ou de quando foi a sua última consulta, fica mais fácil encontrar e ter acesso à informação. Assim se ganha mais em tempo, confiabilidade dos registros e facilidade na comunicação.

6-Aumente os lucros

Quando você otimiza e integra a gestão da clínica, a consequência é positiva: você alcança processos e atendimentos mais organizados e eficientes. Um sistema de gestão médico é capaz de lhe ajudar a conquistar essa eficiência. Com isso, é possível aumentar a receita do seu consultório pela otimização de processos e tempo.

7-Faça uma gestão de estoque eficiente

Muitas clínicas precisam contar com um estoque de materiais e medicamentos. Se esse também é o seu caso, é necessário ter um controle de estoque muito bem alinhado. É preciso controlar os equipamentos, ferramentas e medicamentos que entram e saem. Além disso, há o estoque de materiais dos produtos de limpeza e de escritório que também precisam de atenção.

8-Reduza custos

Para reduzir custos na operação da clínica sem perder a qualidade, é necessário antes de tudo, fazer um levantamento completo de suas despesas, seja com colaboradores, materiais clínicos e medicamentos, materiais de escritório e com a infraestrutura. Manter todos esses dados em um único lugar, permite que você e sua equipe acessem de qualquer lugar a qualquer hora todas essas informações, fazendo com que os erros diminuam e com isso vem a redução de custos.

9-Reduza os riscos

Manter os dados da clínica seguros é preocupação constante de um gestor. Com o sistema de gestão certa você pode ter acesso garantido às evoluções do sistema sem a necessidade de instalações em cada estação de trabalho; com o datacenter, os dados da clínica estão em um ambiente seguro contra incêndios, roubos ou violação da informação e um controle de acesso as várias funcionalidades do sistema, por usuário ou grupo de usuários.

10-Tudo na palma da sua mão

Contar com um aplicativo que possibilite o upload de imagens e prontuários, conferir a agenda de pacientes e o status de cada agendamento de maneira fácil e rápida otimiza o dia a dia dos médicos, tornando os atendimentos mais centrados no paciente. Afinal, paciente bem atendido é retorno garantido.

Com todos os pontos destacados, fica evidente que a gestão de clínicas é uma atividade complexa e que abrange diferentes variáveis. Ainda assim, com um sistema de gestão correto sua rotina ficará mais leve e mais eficiente.

Quer uma demonstração do nosso sistema desenvolvido exclusivamente para clínicas e consultórios médicos? Entre em contato pelo nosso site.

 

 

eMed Tecnologia - Todos os Direitos Reservados | www.emed.com.br - 2019