O Guia que vai te ajudar a escolher um Sistema de Gestão

Você sabe como escolher um Sistema de Gestão para sua Clínica ou consultório médico?

A tecnologia chegou e se tornou uma parte estrutural da nossa sociedade. E, na gestão em saúde, não é exceção. Com um bom sistema online, você pode obter mais organização, produtividade e agilidade na condução do seu negócio.

Mas aí vem a dúvida: como escolher um sistema de gestão para a minha clínica ou consultório? Essa pergunta acaba tornando-se pertinente para médicos e gestores que já perceberam os benefícios que a ferramenta trás. A resposta é simples, pois o melhor sistema de gestão deve atender às necessidades da empresa. Antes de investir em um software é recomendável que você esteja atento a alguns pontos importantes, como a gestão em geral da sua clínica ou consultório.

Por que é importante ter um sistema de gestão para administrar o meu negócio?

A gestão na saúde compreende um controle absoluto de todas as áreas do seu negócio. E não estamos falando apenas na questão médica, mas também nos aspectos legais, econômicos e administrativos. Dessa forma, você terá clara a relevância em ter uma ferramenta de gestão, aumentando a visão estratégica do seu negócio em um todo. Do contrário, pode ser que você invista e acabe não tendo os retornos desejados.

Aderindo à tecnologia 

Hoje em dia, os bons softwares são completamente integrados, o que facilita a avaliação estratégica do seu negócio. É possível ter uma agenda online compartilhada com todos os profissionais que têm acesso a ela, por exemplo, ou mesmo acessar o histórico dos seus clientes em instantes através de um prontuário eletrônico.

Isso ajuda a criar o atendimento perfeito em sua clínica. Dessa maneira, ter um sistema de gestão para clínicas médicas à disposição faz toda diferença. É uma ferramenta que se tornou indispensável em um contexto em que tempo e a segurança das informações são estritamente importantes. A informatização é a receita certa para controlar o fluxo de caixa e estreitar o relacionamento com os clientes.

E também, possibilita acompanhar o andamento das atividades diárias, através da agenda online. Além de que, todos os custos operacionais e a movimentação financeira podem ser analisados quando você sentir necessidade. Os relatórios e gráficos permitem ver o desempenho, detectar possíveis problemas e realizar projeções para melhorar o desempenho.

Mais produtividade na sua clínica médica

Com a implantação de um sistema de gestão na sua clínica a sua equipe se torna mais produtiva, pois um sistema de gestão é capaz de integrar todas as informações, que podem ser acessadas por todos os membros da sua equipe ao mesmo tempo, e, dificilmente, irá gerar informações duplicadas. Assim, a sua equipe terá total clareza nas suas funções e responsabilidades, tendo uma comunicação transparente e objetiva, evitando retrabalhos e sendo mais produtiva.

Problemas financeiros resolvidos com um sistema de gestão

Dedicar-se à gestão gera mais controle na saúde financeira do seu empreendimento e permite uma tomada de decisão mais estratégica e ser desenvolvida. Por isso, o ideal é que um bom sistema de gestão de clínicas deve proporcionar facilidade e eficácia no acompanhamento da saúde financeira do seu negócio. Esta é uma questão fundamental para a sobrevivência, algo que abrange as operadoras dos planos de saúde e também o atendimento dos particulares. Portanto, escolha um sistema de gestão capaz de controlar, com precisão, todos os detalhes envolvendo a movimentação diária da clínica. Por exemplo: maximizando o faturamento e minimizando as glosas, ao cobrar das operadoras de saúde tudo o que pode ser cobrado e no valor atualizado e correto. A minimização das glosas é alcançada desde que não existam, por exemplo, erros de cadastro e valores e códigos incorretos. Caso alguma informação seja digitada errada, com um sistema de gestão, é possível ser avisado da duplicidade de informações, por exemplo.

Um médico não é apenas um médico, às vezes também é administrador da clínica ou consultório, por isso, para te ajudar, observe os seguintes pontos:

Análise de gastos: coloque na ponta da caneta os seus gastos fixos e variáveis. Isso pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores não sabem quais são seus reais gastos;

Precificação dos serviços: planeje esse item de acordo com a realidade do seu negócio contabilizando o custo do serviço, da mão de obra e também da sua margem de lucro. Esse é um item que você precisa analisar com cuidado, pois esse pode ser o diferencial da sua clínica, aliar preço e qualidade é sempre um atrativo aos clientes.

Após a precificação, é importante gerar uma experiência primorosa ao seu cliente, pois assim o cliente deixará o preço em segundo plano ao escolher o médico de sua confiança e que proporcione uma boa experiência no momento da consulta ou procedimento.

Gestão de pessoas humanizada

Uma das vantagens indiretas de um sistema de gestão em saúde, é a gestão humanizada. Algo que se aplica aos clientes, mas também à sua equipe.
Para os clientes:

  • atendimento próximo, humano e ágil na recepção;

  • nas mesmas qualidades aplicadas em procedimentos e nos diagnósticos;

  • em uma sala de espera que vise amenizar o desconforto natural de estar em um consultório;

  • na facilidade em agendar e reagendar consultas;

  • no acesso facilitado a tirar dúvidas e expor a sua opinião a respeito da sua clínica.

Já para a sua equipe os benefícios podem ser sentidos na valorização profissional, pois isso fará com que todos se sintam parte do crescimento da empresa. Com autonomia, flexibilidade, compreensão e processos bem definidos, a motivação é maior e a rotatividade de colaboradores é menor. Consequentemente, o seu negócio tende apenas a evoluir cada vez mais.

Além disso, você pode usufruir dos seguintes benefícios, caso adquira um sistema de gestão que seja completo e eficiente:

Prontuário eletrônico: todas as informações do paciente reunidas em um só lugar. Imagens e fotos, exames, diagnóstico, receituário, anamnese e PDFs para os prontuários médicos.

Agendamento online: marcação de consultas, confirmação por SMS e agendamentos em geral. Além do gerenciamento de dados e diversos outros recursos como bloqueio, fila de atendimento etc.

Faturamento TISS: todo processo via sistema, sem o uso de papéis. Envio de guias dos atendimentos no formato eletrônico XML, por meio dos portais ou a Orizon.

Suporte online: com o suporte técnico, você poderá contar com profissionais dedicados a resolver questões mais frequentes do uso do sistema. Tire suas dúvidas a qualquer hora ou qualquer lugar e faça o uso completo do nosso sistema.

Business Intelligence BI: um apoiador para as suas decisões de forma inteligente, por meio de um processo de captação e análise de dados, que permite que as informações sejam adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado de acordo com o seu próprio negócio.

Assinatura Digital: ao evitar a impressão e o armazenamento de documentos físicos, seu negócio ganhará em performance e redução de custos. Armazene os documentos em servidores com criptografia de nível bancário e certificados de segurança internacionais e melhore ainda mais a eficiência operacional da sua clínica ou consultório.

Caso você ainda tenha dúvidas de como um sistema de gestão pode mudar a rotina da sua clínica ou consultório de forma positiva e significativa, entre em contato com a nossa equipe de especialistas ou solicite sua demonstração gratuita do software eMedClin ou eMedWeb por 30 dias e sinta seu negócio prosperar a cada dia.

eMed Tecnologia - Todos os Direitos Reservados | www.emed.com.br - 2019