O impacto do uso da tecnologia na gestão

O levantamento da FEHOESP apontou que as clínicas particulares cresceram 8,1% e os consultórios médicos tiveram aumento de 4,1%, no ano passado. A boa performance deste setor no cenário da saúde também está atrelada à inclusão de ferramentas tecnológicas e a investimento em capacitação, que ajudam a facilitar a gestão do negócio. No entanto, muitos profissionais da área como médicos e dentistas ainda encontram obstáculos para conseguir garantir a sobrevivência de seus consultórios, devido à falta de conhecimento em gestão clínica e administração financeira.

A tecnologia aplicada à saúde também é capaz de gerar benefícios indiretos aos pacientes e diretos ao profissional de saúde e sua equipe, tornando a prática médica muito mais eficiente. Tendo os processos digitalizados, um software de gestão que descomplique as finanças e mantenha todos os dados em um único lugar, a administração da clínica em geral, será uma gestão clínica eficiente e que irá permitir ao profissional da saúde focar em seu principal objetivo – o atendimento do paciente.

De uma forma geral, esses sistemas de gestão ajudam os médicos a gerir suas clínicas e consultórios, oferecendo mais qualidade e transparência ao serviço. Além disso, com o uso dessa tecnologia, há uma maior organização e otimização de tarefas administrativas e foco maior no relacionamento humano.

Como vantagens gerais, podemos citar ainda o uso da tecnologia na gestão de clínicas médicas os seguintes pontos:

  • prontuários eletrônicos que permitem acesso às informações do paciente em qualquer lugar, sem a necessidade de estar na clínica;
  • armazenamento em nuvem que evita a perda ou roubo de informações do paciente em arquivos de papel ou softwares de computadores;
  • redução da burocracia e, consequentemente, de arquivo físico a ser armazenado;
  • redução do tempo que os recepcionistas gastam atendendo ao telefone, permitindo que eles se dediquem à qualidade dos serviços prestados aos pacientes que estão na sala de espera;
  • serviço de mensagens para avisar o paciente do horário marcado, evitando ausências;
  • gerenciamento do fluxo de caixa e controle dos recursos financeiros;
  • acesso ao Big Data da saúde, que é uma rede de dados contendo informações sobre patologias e tratamento;
  • melhor gerenciamento do negócio devido a processos mais ágeis e menos burocráticos.

Prontuário Eletrônico

O prontuário eletrônico é uma das ferramentas que cada dia ganha mais adesão nas clínicas e nos consultórios, pois reunir todas as informações em um só lugar é uma das principais vantagens de um prontuário eletrônico. Se unido a um sistema em nuvem, é possível acessar essas informações de qualquer lugar, o que é de grande relevância ao se atender um paciente de emergência, por exemplo, basta ter acesso à internet.

Outras características presentes em um prontuário eletrônico é que você pode personalizá-lo conforme a sua especialidade e suas necessidades, anexar exames e fotos e, o melhor, não ocupa espaço físico. Utilizar um prontuário eletrônico garante a segurança dos seus dados e torna o atendimento mais fácil e eficiente.

Big Data

Big Data é um sistema que armazena um conjunto de informações extraídas de um grande volume de dados com o objetivo de encontrar características comuns em um grupo de pessoas ou em um lugar, por exemplo. O uso de Big Data na área da saúde pode ajudar em previsões de possíveis diagnósticos em um paciente e até na diminuição de custos de pesquisa por causa da disseminação de conhecimento.

A partir dessas informações, é possível traçar um perfil de sintomas ou características de pacientes com algum tipo de doença e fazer previsões mais precisas sobre as chances de um paciente apresentar também tal doença ou até mesmo sobre a efetividade de tratamentos.

Fidelização de pacientes

Fidelizar pacientes, com certeza, é uma das prioridades de clínicas, pois, pacientes fidelizados ajudam a promover o seu negócio com recomendações, além de trazerem receita recorrente para sua clínica. A tecnologia pode ser eficiente nessa área quando ajuda o relacionamento clínica-paciente a ser mais humanizado e eficiente. O paciente precisa sentir-se acolhido e confortável, pois na maioria das vezes, ele procura ajuda em um momento não tão agradável, e com um sistema eficiente de gestão clínica, toda a equipe poderá concentrar seu conhecimento e tempo no atendimento do cliente.

Acredito que agora já é possível perceber todos os impactos de um sistema de gestão na sua clínica: eficiência no serviço prestado, tempo otimizado, dados em um único lugar, redução de custos, entre outros.

Se você deseja entender mais sobre softwares especializados em gestão clínica, entre em contato conosco. Podemos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e mostrar ainda mais vantagens da adoção de um sistema de gestão para seu empreendimento.

 

eMed Tecnologia - Todos os Direitos Reservados | www.emed.com.br - 2019