eMed Sistema de Gestão
Uma nova sociedade 60+

Uma nova sociedade 60+

Devido à melhoria constante dos cuidados de saúde, uma nova sociedade 60+ está crescendo, a expectativa de vida está aumentando e, com isso, o envelhecimento da população.

 

“Entre 2015 e 2050, estima-se que a proporção de idosos do mundo quase dobrará: cerca de 12% para 22%. Em termos absolutos, esse é um aumento esperado de 900 milhões para 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos.” WHO

 

Este desenvolvimento está levando a uma mudança demográfica que desafia a sociedade. A faixa etária dos idosos é definida pela OMS como pessoas com idade cronológica de 65 anos ou mais. No entanto, a idade biológica e as condições físicas e mentais podem variar muito entre as diferentes pessoas dessa faixa etária. Ao todo, a população de idosos enfrenta diversos obstáculos no cotidiano e muitas vezes depende de suporte médico. Entender as necessidades e ter um plano para atender os idosos é fundamental em uma nova sociedade com essa nova característica.

 

Desafios de uma sociedade em envelhecimento

 

Quando uma melhoria na saúde permite um aumento da expectativa de vida, ela exige, ao mesmo tempo, inovações na saúde e no suporte médico. Como prevenir doenças antes que elas possam surgir é mais fácil do que curar as existentes, trata-se de melhorar os cuidados de saúde preventivos. Especialmente em países prósperos, a maioria das pessoas morre de doenças não transmissíveis, como derrames, ataques cardíacos e câncer.

Os exames médicos regulares podem ajudar a identificar as pessoas em risco e a agir preventivamente. Além disso, os idosos são mais vulneráveis ​​a doenças devido à diminuição do sistema imunológico. Além disso, doenças mentais como demência e depressão estão entre os problemas de saúde importantes que a população idosa enfrenta.

 

Enfrentando os desafios

 

Uma vez que o aumento da expectativa de vida também significa que o número de pacientes com doenças geriátricas aumenta e, consequentemente, mais e mais pessoas precisam de assistência no dia a dia, é importante encontrar soluções para enfrentar esses desafios. A fim de prevenir problemas de saúde da população idosa, uma abordagem multifacetada é importante.

 

Em primeiro lugar, um bom sistema de prevenção, incluindo exames médicos regulares, permite a detecção precoce de doenças e, portanto, permite um tratamento ideal. Além disso, os idosos e seus familiares devem estar atentos às possíveis doenças para identificá-las e iniciar um tratamento específico o mais precocemente possível.

 

Como um corpo saudável e forte, normalmente, a tendência é ser menos vulnerável a adoecer, um estilo de vida saudável ajuda a prevenir várias doenças geriátricas. Portanto, uma alimentação boa e balanceada, bem como exercícios regulares são importantes durante todos os períodos da vida. Uma vez que os idosos sofrem de restrição de mobilidade, é essencial que se exercitem regularmente para fortalecer o corpo e o sistema imunológico.

 

Uma boa assistência para mais qualidade de vida

 

Porém, mesmo uma boa prevenção e exercícios físicos e mentais regulares não podem interromper o processo de envelhecimento que acompanha a diminuição das capacidades físicas e mentais. Portanto, os idosos precisam do apoio de seus companheiros, bem como da infraestrutura que utilizam. Em uma sociedade em que os filhos geralmente deixam a casa dos pais quando são adultos, as casas de repouso estão se tornando cada vez mais importantes, assumindo a tarefa de acolher pessoas que não podem mais cuidar de si mesmas.

 

Uma vez que a acomodação em uma casa de repouso é muitas vezes considerada uma solução final que geralmente está paralisada, é essencial focar nas possibilidades que permitem que os idosos vivam com independência o maior tempo possível. Uma infraestrutura e transporte público amigáveis ​​aos idosos são tão importantes quanto o suporte de dispositivos domésticos para manter a qualidade de vida de uma sociedade em envelhecimento.

 

Como o sistema de gestão pode ajudar

 

Com as diversas ferramentas para o gerenciamento da rotina de uma clínica médica, é possível saber a data em que o paciente deve retornar, bem como os exames que o mesmo deve fazer e todas as informações para avaliação, já que o prontuário fica disponível na plataforma. Dessa maneira, não somente o médico, mas também as secretárias têm acesso e podem passar as diretrizes para a família do que fazer e quais providências tomar.

 

Além de dados e relatórios com as principais informações em tempo real, onde e quando você precisar. Quer uma demonstração gratuita do nosso sistema? Entre em contato e fale com um dos nossos consultores. Clique Aqui!

 

eMed Tecnologia - Todos os Direitos Reservados | Politica de Privacidade