eMed Sistema de Gestão
Dicas administradores clínica médica

7 dicas para administradores de clínicas

Os custos crescentes de saúde, o advento da tecnologia em meio a pandemia, são itens que os administradores de clínicas precisam estar atentos e preparados para as mudanças. Hoje, muitos esforços em torno de resultados e segurança do paciente, eficiência e redução de custos devem estar em andamento e iniciativas de redesenho de cuidados estão sendo avaliadas para orientar futuras melhorias na qualidade da saúde. As dicas a seguir podem ajudá-lo em seus esforços na ótima gestão da sua clínica.

 

1) Analise seus dados e resultados

Como conhecido especialista em gestão, Peter Drucker, disse a famosa frase: “Se você não pode medir, você não pode gerenciá-lo.” Antes de começar a fazer melhorias ou propor novas demandas na sua clínica, primeiro você precisa saber quais oportunidades existem para melhorias e, em seguida, estabelecer os resultados básicos. Em seguida, examine as tendências e estatísticas da saúde, estudos de resultados e outras fontes de dados para identificar as principais áreas e departamentos que precisam de melhorias.

 

2) Estabeleça metas

Com base nas conclusões do item um, estabeleça metas concretas e mensuráveis ​​nas áreas que você identifica como mais necessidade de melhorias e comece um plano de ação. Estes devem ser precisos e de natureza quantitativa. O Instituto de Medicina (IOM) delineou cinco objetivos para gestores estarem sempre atentos e criarem suas estratégias de administração, que podem orientar as clínicas com metas de melhoria e crescimento contínuo. De acordo com o Instituto os pilares devem ser:

 

Eficiência: evite o uso excessivo de cuidados ineficazes e subutilização de cuidados eficazes.

Centrado no Paciente: honre o indivíduo e respeite sua escolha.

Qualidade no atendimento: reduza a espera dos pacientes e daqueles que prestam atendimento.

Gastos: reduza o desperdício.

Equitativo: elimine as lacunas raciais e étnicas nos centros de saúde.


WhatsApp na Saúde: benefícios e utilizações, saiba como utilizar

 

3) Crie uma equipe equilibrada

Uma equipe eficaz deve ser composta por membros com diferentes origens, habilidades e níveis de experiência variados. Segundo o Instituto, formar uma equipe equilibrada é uma das principais etapas do processo de gestão de uma clínica. A equipe deve incluir um líder sênior que possa aconselhar, supervisionar e defender a equipe; um especialista clínico que possui a formação necessária para tomar decisões clínicas; e um gerente de projeto que pode realizar as tarefas do dia a dia e manter a equipe no caminho certo.

 

4) Crie um plano executável

Para atingir seus objetivos de maneira oportuna e eficaz, você deve criar um plano de gestão alcançável. Isso inclui medidas específicas, protocolos para obter essas medidas e definições específicas para melhorias que serão obtidas de seu trabalho de definição de metas e análise de dados. Certifique-se de ter um sistema organizado para rastrear seus dados e medições. Você também pode conferir o nosso infográfico sobre os principais indicadores de gestão em saúde.

 

5) Comunicar objetivos e progresso

Assim que seu plano de gestão estiver em andamento, certifique-se de se comunicar com sua equipe e com a clínica em geral. Compartilhe marcos grandes e pequenos, bem como contratempos. Parabenize aqueles que contribuíram e causaram impacto em seu progresso. Seu plano tem mais chances de sucesso quando a equipe está envolvida.

Fluxo de caixa positivo: 4 dicas simples para ajudar na sua gestão

6) Pesquisar outras organizações e colaborar

Certos sites, como a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, permite que consumidores e trabalhadores do setor de saúde visualizem dados e tendências na área da saúde. Analise os dados e veja quais organizações se destacam em uma área específica em que você deseja melhorar. Pesquise também nos sites oficiais no governo, onde diversos dados e materiais são disponibilizados para a melhoria das gestões em saúde.

 

7) Utilize ferramentas que facilitem o processo

Com tudo que um gestor precisa analisar e focar, contar com uma ferramenta de gestão que seja eficiente e completa, pode ajudar muito no processo de melhoria e crescimento da clínica. A tecnologia está ao nosso dispor para melhorar e ajudar no crescimento rápido das organizações da saúde. Desde agendamentos até o uso do BI (Business Intelligence) para a tomada correta das decisões, a partir de dados reais e atuais.

 

E você gestor, no que precisa melhorar a gestão da sua clínica médica? Quais os pontos precisam ser desenvolvidos? Com todas as informações em uma única plataforma, ter uma visão ampla da sua clínica com relatórios em tempo de real de gastos e dados gerais, permite que você foque na administração, na melhoria e no crescimento do seu negócio. Conte com a eMed para a gestão digital da sua clínica médica. Entre em contato e solicite uma demonstração no nosso sistema!

 

Leia também: LGPD: você está preparado?

eMed Tecnologia - Todos os Direitos Reservados | Politica de Privacidade