Digitalização na saúde benefícios

Digitalização na saúde – os benefícios de investir em tecnologia

Praticamente todos os gestores do vasto e complexo ecossistema da saúde estão intensificando seus esforços de digitalização e transformação digital para atingir resultados satisfatórios, mas também visam um mercado totalmente inovador e com muitas oportunidades de melhorar o cenário da saúde financeira de seus negócios.

 

As organizações de saúde estão planejando estratégias futuras para a adoção da digitalização total de suas empresas. A digitalização em todo o setor de saúde ajudou os gestores a criarem uma infraestrutura robusta e estruturada, concentrando-se nas necessidades do paciente. O futuro digital da saúde é promissor, pois os pacientes se sentem mais confortáveis e seguros com a organização das clínicas e consultórios. É uma indicação clara para os gestores abraçarem o futuro digital da saúde ao adotar a onda da digitalização. 

As organizações não relacionadas à saúde adotaram com sucesso a digitalização em sua totalidade, oferecendo produtos e processos digitais por meio de canais contemporâneos e aumentando sua eficiência e eficácia ao alavancar análises avançadas. A digitalização no setor de saúde transformou a maneira como os gestores e os pacientes funcionam e interagem; assim, dados como a falta de pacientes às consultas e feedbacks negativos tem diminuído.

Telemedicina: qual o futuro desse recurso?

Alguns profissionais de saúde resistem à nova onda de tecnologia, mas aqueles que são rápidos em incluírem tecnologia em sua prática possuem uma vantagem definitiva sobre a concorrência.

 

Melhor coordenação médico-paciente

A digitalização torna mais fácil manter um histórico do paciente. Já se foi o tempo em que você tinha que manter um arquivo físico de cada consulta médica. O histórico médico é crítico em situações de emergência, quando uma cópia física pode não estar disponível. Nesse caso, ter um prontuário eletrônico, digital, ajuda a manter os médicos informados sobre o histórico do paciente em todas as situações.

 

Automatizar tarefas administrativas

Quais os principais indicadores de gestão da saúde?

Segundo as estatísticas, os médicos passam menos de um terço de seu tempo atendendo pacientes. Em vez disso, a maior parte do tempo é “gasto” em várias tarefas administrativas. Os médicos que ainda possuem sistemas antigos de gestão de saúde podem gastar até um terço de seu tempo simplesmente inserindo anotações do paciente no sistema de registros eletrônicos de saúde.

Obviamente, este não é um sistema muito eficiente e o tempo de um médico é um bem precioso. A digitalização pode ajudar na gestão e fazer a tecnologia trabalhar a favor dos gestores. Sistemas avançados de inteligência artificial (IA) podem ser implementados para fornecer conselhos e lembretes sobre receitas, e também, sistemas como o Business Intelligence (BI) fornecendo os mais diversos tipos de dados em tempo real.

Com base apenas nas estatísticas, é bastante evidente que as tarefas administrativas são um grande obstáculo para a produtividade do médico. Automatizar as tarefas reduzirá a carga sobre os médicos e sobre a equipe clínica, permitindo que eles se concentrem no tratamento dos pacientes.

 

Segurança de dados

Os dados digitais estão sempre em risco de ataques, mas com um sistema de gestão e armazenamento de dados digital desenvolvido por especialistas, esse fator não deve ser algo preocupante. Medidas de proteção contra falhas apropriadas garantirão que os dados permanecerão intactos e não serão afetados por negligência, desastres naturais ou qualquer outro fator.

Gestão digital realmente faz a diferença?

 

Informação da saúde em tempo real

Smartphones e wearables são peças de hardware imensamente populares atualmente e estão se tornando cada vez mais eficientes. E com isso, todos os registros dos pacientes podem ser acessados ​​em qualquer lugar por pessoal autorizado, garantindo a disponibilidade em tempo hábil em caso de necessidade.

Mudar não é fácil. Em meio a essa transformação tecnológica empolgante, muitas organizações estão se adaptando para acompanhar a concorrência que levam a área de saúde a um novo mundo de cuidados ao paciente. Um plano metódico e bem elaborado ajudará os profissionais da saúde a ver essas mudanças em um período mais longo. Prestando atenção a essas tendências futuras e adotando uma mentalidade digital em primeiro lugar, os gestores de saúde podem continuar em suas jornadas para melhorar a experiência e os resultados para os pacientes.

Por que escolher a eMed para a sua gestão?

Como em qualquer negócio, o objetivo é criar produtos e serviços que melhorem vidas e que atendam a um desejo ou necessidade. A tecnologia pode ajudá-lo a atingir esse objetivo. Use este artigo como um indicador para navegar pelo espaço digital da saúde e para construir experiências transformadoras – com o cliente no centro de tudo o que você faz. Conte com a eMed para percorrer esse caminho e atingir resultados incríveis.

eMed Tecnologia - Todos os Direitos Reservados | www.emed.com.br - 2019